Nessa semana trago à vocês o delicioso Churros de Chocolate! Yes, uma salva de palmas para os doces que reinam neste blog! Como já deu para perceber, meu amor por sobremesas e doces é incondicional e poxa, salgado não é lá o meu ponto mais forte, até porque dificilmente um prato salgado me apetece ao olhar apenas para uma mera foto, preciso mais do que isso.
Para quem já fez churros alguma vez na vida, sabe que é mais fácil do que geralmente costumamos imaginar. Basta juntar alguns ingredientes que, convenhamos, todo mundo tem em casa, cozinhar no fogo e pronto, só fritar! Ai que diliça... Não precisa mais esperar pelo carrinho do churros passar pela sua rua para matar a sua lombriga, moçada!
A massa não é nada doce, então podemos lambuzar os dedos na canela com açúcar e mergulhar no doce de leite. Tentador, né? Além do mais, ele é bem prático porque não precisa rechear (é como comer a pontinha do churros eternamente, que na minha opinão, é a melhor parte) e nem ter uma "maquininha" específica para churros. Peguei esta receita da queridíssima Dani Noce. Uma fofa, uma diva! E Dani, obrigada por nos presentear com essa receita tão perfeita e maravilhosa. Bora pra receita!
Rendimento: +/- 20 mini churros
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó (que pode ser substituído por 4 colheres de chocolate em pó, aquele do padre, sabe?);
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 1 xícara de água;
- 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
- 2 colheres (sopa) de açúcar cristal (como havia acabado em casa, acabei usando o refinado);
- 1 colher (chá) rasa de sal;
- 1 ovo;
- Óleo para fritar;
- Açúcar, canela e noz moscada a gosto para empanar;
- Doce de leite.
Em um recipiente, misture os ingredientes secos e peneirados: a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Reserve.
Na panela, adicione: a água, a manteiga, o açúcar e o sal, deixando em fogo médio. Quando essa mistura começar a ferver, coloque os ingredientes secos de uma só vez. Ficará difícil de mexer, portanto use uma colher mais rígida, como por exemplo a colher de pau. Continue mexendo para que não queime, até que a mistura esteja uma bolota uniforme e lisa (foto 1), por mais ou menos 3 minutos. Lembre-se: deixe a massa cozinhar/secar bem para evitar que ela exploda ao fritar.
Coloque em um recipiente e acrescente o ovo. Misture muito bem e vigorosamente até que esteja homogêneo. No começo será um pouco difícil de misturar, mas depois a massa ficará mais mole (foto 2).
Use um saco de confeitar para fazer o formato do churros, mas caso não tenha, procure um plástico bem rígido. Como estava com preguiça de lavar o saco, acabei utilizando dois saquinhos de plástico grosso, mas eu super recomendo que não faça isso se tiver um saco de confeitar, haha. Faça um pequeno furo na pontinha do saco e coloque o bico de confeitar, mais ou menos parecido com a foto 3 (tem aproximadamente 1,5cm de diâmetro).
Para fritar, recomenda-se fazer com duas pessoas. Direto na panela com o óleo quente, enquanto uma pessoa aperta o saco de confeitar, a outra corta (com uma tesoura molhada no óleo para que a massa não grude) os churros, com aproximadamente 5cm. Apenas tome cuidado com os respingos de óleo. Como eu estava sozinha, tive que deixar os churros cortados antes de fritar, como na foto 4. Deixe fritar até que esteja bem crocante, mas preste atenção para não queimar, já que não tem como saber direito se está dourado. Na primeira remessa acabei carbonizando o meu.
Deixe escorrer no papel toalha e depois passe-os na mistura de açúcar com canela. Agora vem a parte boa: despeje um bom doce de leite no potinho e lambuze à vontade!
É bem crocante e não fica oleoso! Vale super a pena fazer e é simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário