Bem, com toda essa vibe de praticidade nas receitas que o blog vem aderindo, hoje não será diferente. Você quer comer um doce caseiro e gostoso, mas não tá com a menor coragem de untar a forma, colocar para assar e nem nada disso? Então é exatamente essa receita que você vai ter que fazer.
Esse flan é super hiper prático e é, de longe, bem melhor do que aqueles que estão a venda no mercado (aliás, eu detesto aquilo!). Está mais para um pudim que não dá trabalho! E o melhor, não exige muita experiência na cozinha. Vamos lá?
Rende: +/- 8 potinhos
Para o flan:
- 1 lata de leite condensado (eu prefiro usar apenas 1/2, fica menos doce e nada enjoativo);
- 1 envelope de gelatina incolor/sem sabor;
- 1 caixinha de creme de leite (eu gosto de colocar 1 e 1/2 para equilibrar o sabor);
- 1 lata de leite (tire a medida da latinha de leite condensado usada).
- Potinhos individuais.
Para a calda:
- 1 xícara de açúcar refinado;
- 1/2 xícara de água.
Calda: Comece preparando a calda para que possa envolver o caramelo nos potinhos antes de colocar o flan. Derreta o açúcar no fogo baixinho (use uma panela mais grossa, assim evita queimar depressa), até formar o caramelo. Evite ficar mexendo com uma colher, dê apenas algumas chacoalhadas na panela segurando pelo próprio cabo. Quando o açúcar estiver derretido, acrescente a água e misture de tempo em tempo com uma colher, até engrossar um pouco. Cuidado para não deixar o caramelo queimar! Envolva os potinhos com a calda e reserve.
Flan: Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e a derreta em banho-maria/microondas. Coloque todos ingredientes no liquidificador e bata até que esteja uniforme. Despeje nos potinhos e leve à geladeira por aproximadamente 3h.
A aparência fica linda quando você vira o potinho em um prato! Até parece que dá um trabalhão e que você é mestre na cozinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário