quarta-feira, 9 de abril de 2014

Nham Nham Nhoque!

     Olá, terráqueos! Como estão?

     A gostosura da semana é Gnocchi (ou “abrasileirando”: nhoque). Nessa receita estarei explicando como fazer a massa.




      É uma ótima pedida o final de semana para impressionar seus convidados, família ou até mesmo para uma refeição romântica!

     Juro para vocês, é MUITO bom. Eu sou suspeita para falar de gnocchi porque sou vi-ci-a-da nisso, mas também sou exigente. Não fica uma massa super pesada, como geralmente encontramos pronto no mercado; pelo contrário, é super leve e quase derrete na boca. O segredo está no uso de pouquíssima farinha e uma batata mais seca, evitando aquela coisa que pesa no estômago como uma âncora logo na primeira garfada.

     A receita foi retirada do nosso queridíssimo Brogui, lá no YouTube tem vários vídeos dele, confiram!

     Então, vamos à receita!

     Rende para +/- 4 pessoas

500g de batata Asterix (aquela roxa, pois é uma batata mais seca e não absorve tanta farinha).
100g de parmesão ralado
100g de farinha de trigo
Sal, pimenta e noz moscada a gosto

     Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir todas as batatas. Leve ao fogo a panela com a água e já com as batatas dentro, pois desse modo a batata passará a ser cozida de dentro para fora, evitando que o meio fique duro. Com um garfo, espete as batatas de tempos em tempos, até que ela esteja macia.

     Ao atingir o ponto ideal, retire as batatas da água imediatamente e não deixe que elas esfriem para começar a descascá-las! Aqui, o segredo é descascá-las ainda quente, para que não haja o risco de absorverem mais farinha.



     Esprema as batatas com um espremedor ou com um garfo (e de coração, espero que você tenha um espremedor) e deixe esfriar [foto 1].Acrescente o parmesão, a farinha, e os temperos e misture a massa com as mãos. Se desejar, verta a massa em uma bancada e sove até que a massa esteja firme e uniforme [foto 2]. 

     Faça rolinhos e corte em pedacinhos, como mostra a foto 3. Dá um pouquinho de trabalho, mas o próximo passo é pior.

     Essa etapa é opcional e não influenciará de maneira drástica o resultado final. Passe cada gnocchi em um garfo virado para baixo, como mostra a foto 4, formando um escorregador de gnocchi! Desse modo ele ficará com vários risquinhos e fará com que retenha mais molho (o que é sensacional).



     Ferva uma panela com água – o ponto é quando tiver bolinhas subindo [foto 5]. Com uma peneira ou qualquer coisa mais apropriada, coloque os gnocchis e vire-os na água fervente [foto 6]. Eles ficarão cozinhando na água [foto 7] e quando subirem para a superfície, retire-os! Lembre-se de retirar apenas aqueles que subirem, ok? [foto 8].Esse processo é bem rápido.



     Disponhe os gnocchis cozidos em uma assadeira e deixe-os secarem um pouco para que fiquem soltinhos. Sua massa está pronta! [foto 9]. Faça o molho de sua preferência e mergulhe os gnocchis nele. Eu levei essa frase bem a sério, pois pelo tanto de molho que fiz, todos eles morreram asfixiados, como mostra a foto 10.

     Parece um pouco complexo, mas não é! Apenas um pouco trabalhoso na hora de fazer as bolinhas. Aproveite para pedir ajuda das crianças, é super tranqüilo e elas vão se divertir com a “massinha comestível”!

     Vale muuuito a pena fazer, eu garanto!


    A propósito, espero que vocês me perdoem por não postar uma foto final decente, no prato, com salsinha para enfeitar e tudo mais! Prometo não falhar novamente.

     Bom apetite!

2 comentários: