Frio, frio, frio. Chocolate, chocolate, chocolate. Isso tem tudo a ver, minha gente.
Sabe aqueles dias que você acorda e fala "Cara, hoje eu quero matar a minha lombriga de doce e não estou nem aí pra minha dieta"? Então, essa receita foi feita exatamente para esses dias.
Quer saber a maior vantagem nisso tudo? Mesmo murcha, não dá pra parar de comer! E fazer um pouquinho de pipoca, rende um montão. Sem contar que um pacote de pipoca dura eternamente por conta do rendimento que ela possui.
A diferença entre uma feita no microondas e no fogão é perceptível de longe. Eu fiz a pipoca na panela, já que tenho uma pipoqueira. Mas não vejo a falta da pipoqueira como desculpa para não fazer no fogão, pega uma panela com tampa mesmo e vamos lá!
Rende aproximadamente 8 potinhos daquele de vidro! ( e eles têm +/- 12cm de diâmetro)
• 1/2 xícara de milho para pipoca
• 1/4 xícara de açúcar (eu usei cristal porque eu só tinha esse, mas pode ser o refinado)
• 1 tablete (de 150g~170g) de chocolate (eu, particularmente, prefiro chocolate meio amargo, mas acabei usando o chocolate ao leite nesta receita)
• 1 colher (sopa) de chocolate em pó (quando digo chocolate em pó, não é achocolatado, não é Nescau, não é Toddy! É chocolate em pó mesmo. Se não tiver, não precisa colocá-lo)
• 1 colher (café) de canela em pó
• 3 colheres (sopa) de óleo
Em uma panela alta com tampa ou uma pipoqueira, coloque todos os ingredientes, exceto o tablete de chocolate. Deixe no fogo baixo, pois assim o açúcar derreterá de forma uniforme e não corre o risco de queimar. Mexa sempre para que não queime.
Quando a pipoca começar a estourar, mexa mais rapidamente. Se você estiver usando uma panela comum, mantenha a tampa fechada e vá mexendo a panela com o cabo, não abra a tampa.
A intensidade dos estouros aumentarão de forma gradativa e bem rápida. Quando a intensidade diminuir um pouco (e bem pouco, não espere que o barulho pare totalmente porque senão sua pipoca já virou carvão), tire a panela do fogão imediatamente para que não queime e deixe que o calor estoure o restante dos milhos.
Coloque as pipocas em uma vasilha e reseve. Agora é hora de preparar o chocolate! Derreta-o em banho-maria ou no microondas. Jogue o chocolate já derretido sobre a pipoca e misture. Faça isso aos poucos para que o chocolate fique uniforme.
O ideal é que espere o chocolate secar para consumir, mas até hoje eu nunca consegui experimentar desse jeito.
Sempre acabo colocando a mãozona e lambendo os dedos.
Boa gordice para vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário